Um dos problemas de saúde que mais abalam o bem-estar de uma pessoa são as doenças de pele. Quem nunca teve problemas assim pode julgar que não é tão sério, mas são muitas as pessoas que recusam-se a sair de casa, desenvolvem ansiedade e depressão, perdem o emprego e desmancham relacionamentos por causa de alguma doença dessa natureza.

 

Talvez você fique surpreso ao saber que as doenças de pele representam a quarta maior causa de incapacitação no planeta. É isso mesmo! A revista Veja fez uma matéria sobre a pesquisa da Universidade do Colorado que mostrou como as doenças dermatológicas impactam a saúde mental das pessoas.

 

A doutora Chante Karimkhani, uma das médicas responsáveis pela pesquisa, diz que alguns dos efeitos negativos de uma doença de pele são dor, deformidade, impacto psicológico e morte.

Doenças dermatológicas podem prejudicar as relações sociais e a capacidade produtiva”, alerta o médico Hélio Miot, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que conhece bem os impactos negativos quando o maior órgão do corpo humano sofre com infecções, raios solares, estresse, alergias, poluição e outras agressões.

 

As doenças de pele que mais afetam o bem-estar das pessoas

A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma longa lista de doenças de pele com mais de 70 patologias. Listamos aqui os distúrbios que encabeçam o ranking das doenças de pele que mais abalam a mente das pessoas, de acordo com a pesquisa da Universidade do Colorado.

 

1. Dermatites: uma dermatite é, tecnicamente, qualquer inflamação na pele. Há três tipos mais comuns: atópica, de contato e seborreica. Os dois primeiros tipos podem levar a internação hospitalar e afastamento do trabalho.

2. Acne: ter acne é normal, principalmente na adolescência. Mas, quando o quadro avança, deixa de ser um incômodo estético, podendo resultar em dor, baque emocional e entraves sociais. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.

3. Urticária: os sintomas da urticária normalmente somem em 24 horas, mas a crise toda pode demorar semanas, com focos de coceira e ardência indo e voltando. É sempre bom buscar o tratamento, uma vez que a presença de urticária está ligada a um maior risco de anafilaxia.

4. Micose: as micoses são causadas por fungos e podem causar grande transtorno se não forem tratadas.

5. Celulite: a celulite é uma infecção cutânea aguda causada por uma bactéria que precisa ser combatida com antibióticos.

6. Doenças virais: causadas por vírus como os da catapora, ou recorrentes, como o da herpes e alguns tipos de HPV causadores de verrugas.  

6. Psoríase: 70% dos portadores de psoríase apresentam a forma mais leve, capaz de ser controlada com cremes e hidratantes, mas 30% dos casos são mais graves e demandam medicações orais e injeções.

7. Câncer de pele: a exposição aos raios solares e a falta de diagnóstico precoce são os principais fatores de risco para carcinomas e melanomas.

8. Escaras: essas feridas chamadas de úlceras de pressão  brotam e crescem em pessoas que ficam acamadas ou em cadeiras de rodas por longos períodos.

9. Sarna: uma doença que carrega grande estigma social e que é mais comum em regiões como a área tropical da América Latina 

10. Alopecia: a alopecia areata, tipo mais comum em gente jovem e que deixa verdadeiras clareiras na cabeça, pode ser tratada com a ajuda de um especialista em dermato.

 

Enfim, há razões de sobra para que cursos como a pós-graduação em Enfermagem Dermatológica atraiam cada vez mais profissionais.

 

Especialização em Dermatologia: Um mundo de oportunidades para os profissionais da Enfermagem

A pós-graduação para enfermeiros em Dermatologia é uma formação ampla e que inclui procedimentos restauradores que envolvem o cuidado com a pele, como nos casos de pacientes queimados ou com úlceras, e também procedimentos estéticos em dermatologia.

 

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Dermatológica vai dar a você a possibilidade de construir uma carreira independente, fora do ambiente hospitalar. A Estácio incentiva o empreendedorismo e você vai ganhar todos os conhecimentos para cuidar de pacientes no que diz respeito à dermatologia, além de aprender como abrir e gerenciar o seu próprio negócio.

 

Com essa especialização você estará preparado para atuar na assistência em unidades e clínicas de Dermatologia, Clínica Médica, de estética, em unidades de queimados e em serviços de Home Care.

 

 

Matricule-se na Pós em Enfermagem Dermatológica e dê o passo inicial para uma carreira brilhante dentro ou fora do ambiente hospitalar.