Um dos temas mais recorrentes nos últimos tempos é a tão falada transição de carreira. É muito comum que o trabalho que você escolheu desenvolver nos primeiros anos após concluir o ensino superior se torne obsoleto do ponto de vista da pessoa que você se tornou. E não é para menos; afinal de contas, já se passaram muitos anos.

 

Bem, fato é que está tudo bem assumir que não se sente mais motivado(a) em continuar desempenhando a mesma função pela qual se interessou anos atrás.

 

O mundo mudou, você mudou, e, em particular, as demandas do mercado mudaram.

 

Então, o que fazer quando se deparar com esse sentimento? 

 

Ignorá-lo não é o melhor caminho, já que você precisa estar alinhado(a) com o seu propósito de desempenhar bem o seu papel no mundo e no mercado de trabalho. 

 

Pensando nisso, vamos entender por onde dá para ir, a fim de que esse processo seja pacífico com você mesmo(a).

 

Meu foco mudou. E agora? 

 

Como foi dito anteriormente: "tá tudo bem", principalmente porque isso quer dizer que, talvez, você tenha mudado por estar em movimento e acompanhando a evolução diária que se apresenta no mundo.

 

E a carreira é o que diretamente nos conecta ao fluxo e à mudança das coisas.

 

Você pode começar tentando entender os porquês dessa mudança:

 

– Mudou porque você se vê diferente hoje em dia?

 

– Mudou porque o trabalho que você exerce não mais contempla seu foco pessoal? 

 

– Mudou porque você acha que não está mais entregando o que precisa dentro da sua área? Acha que não está mais conseguindo fazer a diferença na vida ou nos processos das pessoas?

 

– Ou mudou porque você acha que simplesmente não cabe mais exercer essa função diante das demandas do mercado atual, e que existem muito mais possibilidades para você e suas habilidades?

 

É interessante entender os motivos que trouxeram você até esse ponto, para saber como e por onde seguir.

 

 

Como mudar de área sem desconsiderar os aprendizados adquiridos?

 

Durante e após a transição de carreira é muito importante que você se veja como uma pessoa detentora de um abundante saber e perceba o quanto de habilidades e competências conseguiu desenvolver ao longo do percurso que trouxe você até aqui. Inclusive, talvez o que tenha feito você perceber a necessidade da mudança tenha sido justamente a área em que está ou esteve inserido(a) nesses anos todos. 

 

De onde você veio conta muito quando se trata de estabelecer metas de onde quer chegar.

 

A sua formação pode servir como base e como uma ponte para sua nova carreira. 

 

Quer saber como?

 

 

Investindo em uma pós-graduação para fazer a transição de carreira

 

Aqui, o mais importante é focar no que você quer desenvolver daqui para a frente, entender como o mercado atual tem funcionado e o que ele quer de você, e aliando as suas habilidades adquiridas no curso de graduação.

 

Escolher fazer a transição a partir de um curso de pós-graduação possibilita que você esteja em contato com outras pessoas com objetivos em comum, com professores atuantes no mercado e que entregam um conteúdo riquíssimo, atualizado e que você conseguirá encaixar na prática, além de você poder ter a certeza de que está investindo em algo valorizado pelo mercado. Conhecimento sempre será um diferencial. 

 

E tenha sempre em mente que o que você aprendeu até aqui é indispensável para o que você aprenderá num curso de pós-graduação, e indispensável para o modo como você passará a integrar esse mercado de trabalho daqui para a frente. 

 

A Pós Estácio é parceira nessa sua transição e lhe oferece a segurança dos melhores cursos, professores e conteúdos de pós-graduação.

 

 

Conheça nossos cursos e mude de carreira com a confiança de ter feito a melhor escolha.