O crescimento de uma país depende muito de sua economia e de que forma os setores público e privado trabalham para atender às necessidades da população como um todo. A criação de serviços de atendimento às necessidades das pessoas como saúde, educação e segurança são as principais bases para a geração de emprego e renda, além de agregar melhores condições de vida. As ações perante a sociedade são exclusivamente de obrigação do Governo (setor público), porém, com o alto crescimento populacional em todo o país, o setor privado, através das pequenas e grandes empresas, entram para auxiliar o Governo junto ao desenvolvimento social e financeiro do país.
O tema sobre a importância das empresas privadas foi pauta do blog do Gasparetto, professor dos cursos de Pós em Gestão e com isso aproveitamos para mostrar o quanto as pequenas empresas são importante para o país.
Os conceitos de organização e estrutura em pequenas empresas se referem à forma sistemática em que as operações da empresa são configuradas. A estrutura organizacional cria uma base sobre a qual as empresas operam e crescem, delineando formalmente as linhas de autoridade de gestão, a estrutura de tomada de decisões e o agrupamento de empregados. As estruturas organizacionais podem parecer muito diferentes entre pequenas e grandes empresas, com estruturas de pequenas empresas, incluindo geralmente menos níveis de gestão e menos funcionários no organograma.
Os indicadores econômicos apontam que as pequenas empresas são de suma importância para promover o crescimento econômico, criar empregos e renda, além de agregar melhores condições de vida da população.
As pequenas empresas também são responsáveis por dinamizar a economia dos municípios e bairro das grandes metrópoles.
“A empresa pequena tem vantagens expressivas. Uma delas é a facilidade em mudar aspectos organizacionais internos. Outra é a rapidez para detectar e atender às necessidades dos clientes, que estão mais próximos dela”, diz Gasparetto em seu texto .
Outro fator muito importante é que as pequenas empresas absorvem diferentes tipos de mão de obra independente de sua faixa etária, abrindo oportunidade para pessoas acima de 50 anos que estão desempregadas ou jovens que buscam experiência no mercado de trabalho ou até mesmo o seu primeiro emprego.
Para entender mais sobre como funciona o setor privado, tais como organização, estrutura e ações, visite o blog do professor.
Confira o artigo na íntegra:
– Empresa Grande ou Empresa Pequena